Atualizado 26/10/24
- A maior atualização da história do SilentPatch! Em comemoração ao aniversário de 20 anos do GTA San Andreas, leia todo o artigo técnico, com as novidades desta versão.
SilentPatch é um dos melhores mods para GTA do mundo.
Um mod asi dedicado à corrigir os bugs/erros nativos do jogo.
O objetivo do mod é acabar com os bugs originais do jogo, uma coisa que a Rockstar não fez, ou então fez nas novas versões do GTA 3 (como a da Steam) e assim SilentPatch traz isso também ao Crack 1.0 e 1.1, além até mesmo de melhorar algumas coisas na própria versão Steam.
Correções críticas
Problemas de compatibilidade, travamentos, bloqueadores de progressão.
- O Glitch das Purple Nines foi corrigido.
- O mouse não sairá mais das dimensões da janela do jogo, tornando possível jogar em configurações de múltiplos monitores sem problemas.
- Limite de FPS mais preciso, reduzindo um pouco os picos de lag ao jogar com o Limite de FPS ativado.
- O jogo agora tem um desempenho um pouco melhor em FPS alto. Ele não congela mais durante os fade-outs, embora ainda tenha problemas com a física dos carros, gravidade e sons. Portanto, ainda é recomendado jogar com o Limite de FPS ativado [e usando Framerate Vigilante].
- O jogo não pedirá mais um CD quando todos os arquivos de áudio estiverem copiados para o disco.
- A dependência do DirectPlay foi removida – isso deve melhorar a compatibilidade com o Windows 8 e versões mais recentes.
- O erro “Não é possível encontrar memória de vídeo disponível suficiente” exibido em alguns computadores foi resolvido.
- O caminho para o diretório de User Files agora é obtido usando uma chamada de API dedicada em vez de uma entrada de registro legada, tornando o jogo mais à prova do futuro.
- Corrigido um problema que causava a paralisação do jogo se III/VC/SA estivessem sendo executados ao mesmo tempo.
- Corrigido um crash após jogar o jogo por um curto período de tempo sem uma placa de som.
Outras correções
Todas as correções restantes e não críticas.
- No versão 1.0, o cheat de armadura agora é TORTOISE.
- Na versão 1.0, o cheat BOOOOORING agora funciona corretamente.
- Na versão 1.0, o menu de Estatísticas agora tem a fonte correta.
- A sensibilidade do mouse agora é salva corretamente – assim como nas versões 1.1 e Steam.
- As coroas dos faróis agora são exibidas corretamente (como nas versões PS2, XBOX e PC Steam).
- O Rhino gerado por um cheat não ficará mais no mapa para sempre.
- O Blista agora pode ser levantado por uma grua de sucata – em vez disso, ele não pode levantar o Coach.
- Atirar com a M16 no modo de primeira pessoa agora incrementa corretamente a estatística de balas disparadas (para que você não consiga fazer a estatística de Precisão ultrapassar 100%).
- As reflexões de estrada molhada agora são renderizadas corretamente novamente (assim como com o Road Reflections Fix).
- Reintroduzidas as luzes sob pickups de armas/saúde/armaduras, subornos, pacotes escondidos e pickups de dinheiro – elas apareciam apenas no PS2 devido a um bug em todas as versões para PC.
- O jogo não criará mais de 32 blips de uma vez agora – embora isso nunca tenha acontecido em um jogo sem mods, poderia ter ocorrido devido a exploits e potencialmente corrompido o save.
- Alt + F4 agora funciona corretamente.
- Alguns painéis de carro agora se soltam após a explosão do carro (como deveriam, mas o código os consertava imediatamente após o dano).
- As constantes de conversão de métrica para imperial foram substituídas por outras mais precisas.
- O caminho para os carros que perseguem o jogador foi melhorado (notavelmente, isso pode resultar na missão “Bait” sendo muito mais jogável).
- Bombas em carros armazenados em garagens agora salvam corretamente.
- Contadores de geradores de carros agora funcionam corretamente para geradores com um número fixo de spawns.
- A latência de entrada do teclado foi diminuída em um frame.
- Corrigidas as linhas de corona renderizadas em placas gráficas que não são NVIDIA.
- Som da sirene secundária do carro da FBI corrigido.
- A caixa delimitadora do helicóptero da Catalina e do helicóptero da polícia foi aumentada para evitar que sejam cortadas nas bordas da tela.
- Corrigidos guindastes e janelas noturnas desaparecendo quando vistas de perto.
- Corrigido um glitch que permitia que táxis sem luzes aparecessem no tráfego.
- Todas as sombras de texto agora são escaladas corretamente para a resolução.
- Textos relacionados a garagens e rampages agora são escalados corretamente para a resolução.
- O blip de traçado (Destino) agora é escalado corretamente para a resolução.
- A posição horizontal do radar e a textura do disco agora são escaladas corretamente para a resolução, resolvendo problemas de sangramento de cores em altas resoluções.
- Os créditos agora são escalados corretamente para a resolução e não cortam para uma tela vazia no final.
- Os textos do título da missão e ‘Missão Concluída’ agora ficam na tela pela mesma duração, independentemente da resolução da tela.
- A flag FILE_FLAG_NO_BUFFERING foi removida das funções de leitura IMG – acelerando o streaming.
- Os respawns gratuitos não serão mantidos em um Novo Jogo agora.
- Corrigidos os temporizadores de despacho de ambulâncias e caminhões de bombeiros – eles são redefinidos em Novo Jogo agora.
- Os temporizadores são redefinidos em um Novo Jogo agora.
- Os carros agora podem virar à direita em ruas de mão única (contribuído por Nick007J).
- O filtro bilinear agora é aplicado à pele do jogador.
- Ajustada a probabilidade de veículos de tráfego acenderem suas luzes para corresponder à versão PS2, incluindo uma baixa chance de que nunca as acendam.
- Corrigido um problema onde veículos explodiam duas vezes se o motorista saísse do carro antes da explosão.
- A aleatoriedade do script agora é de 16 bits em vez de 15 bits. Isso corrige os caminhos de checkpoint em “Bling-bling Scramble” e as rotas de ambulância em “Plaster Blaster” que tinham variações anteriormente inacessíveis no PC.
- As linhas lidas em CPlane::LoadPath e CTrain::ReadAndInterpretTrackFile agora são terminadas em nulo, corrigindo problemas com caminhos de avião/trem sob condições específicas em um jogo modificado.
- O reflexo de ambiente agora é aplicado aos extras de veículos. Isso dá ao Stinger um teto refletivo e metálico.
- Os pedestres que tentam se jogar para evitar um carro em aproximação agora se jogam corretamente para o lado, em vez de saltar em direção à ameaça.
- Os motoristas agora se comportam corretamente quando são alvejados. Nas versões para PC, eles sempre aceleravam, mas agora também podem não fazer nada, como na versão PS2. Além disso, um terceiro comportamento, anteriormente inacessível, onde os motoristas abandonam o carro e fogem a pé, agora está funcionando corretamente.
- Os controles de teclado do Dodo agora estão ativos quando o cheat All Cars Fly está habilitado.
- Picks temporários (como dinheiro) agora são limpos corretamente se houver muitos deles, corrigindo uma possível fuga de objetos.
- As reflexões de carros agora são exibidas corretamente na versão Steam (integração do Steam Car Colour Fix de Sergeanur).
- Agora Claude se senta ao pilotar um Speeder, o mesmo que o SitInBoat do Fire_Head. Essa mudança também se aplica ao Skimmer se III Aircraft estiver instalado.
- Todos os Kurumas da FBI agora aparecem em uma cor cinza escuro com para-choques não pintados, em vez de preto.
- Membros soltos agora têm LODs funcionando corretamente, em vez de renderizar os modelos normais e de baixa definição ao mesmo tempo.
- As opções de brilho baixo agora carregam e salvam corretamente, em vez de reverter para valores excessivamente brilhantes.
- O suporte para o dummy das luzes de freio foi restaurado, permitindo que as luzes de freio e reverso funcionem como faziam na versão PS2, em vez de sempre compartilhar o mesmo posicionamento com as luzes traseiras.
- Corrigidas as colocações das coroas de sirene em Caminhões de Bombeiros, Ambulâncias e Enforcers.
- Corrigida a colocação da corona de luz do táxi.
- Corrigida a colocação da lanterna de busca do helicóptero da polícia.
Melhorias
Quaisquer alterações que não consertem estritamente os bugs do jogo.
Se o arquivo de configurações estiver ausente, o jogo agora usará a resolução da sua área de trabalho em vez de 640x480x16.
Todas as censuras das versões alemã e francesa do jogo foram removidas.
O jogo agora seleciona unidades métricas/imprenciais com base nas configurações de localidade do sistema.
Os títulos de missões deslizantes e os textos de trabalhos secundários da beta do GTA III agora podem ser reativados (desativados por padrão).
Veja também o MixSets, que também faz correções e adiciona opções (não causa conflitos com SilentPatch).
Já incluso no Essentials Pack
Já inclui DDraw Component (ddraw.dll)
Autor: Silent