Atualizado 26/10/24
- A maior atualização da história do SilentPatch! Em comemoração ao aniversário de 20 anos do GTA San Andreas, leia todo o artigo técnico, com as novidades desta versão.
SilentPatch é um dos melhores mods para GTA do mundo.
Um mod asi dedicado à corrigir os bugs/erros nativos do jogo.
O objetivo do mod é acabar com os bugs originais do jogo, uma coisa que a Rockstar não fez, ou então fez nas novas versões do GTA VC (como a da Steam) e assim SilentPatch traz isso também ao 1.0 e 1.1.
Correções críticas
Problemas de compatibilidade, travamentos, bloqueadores de progressão.
- Corrigido um problema em que instalar o jogo na unidade A: ou B: fazia o jogo solicitar o CD.
- O mouse não deve mais travar aleatoriamente ao sair do menu em sistemas mais recentes.
- O mouse não ultrapassará mais as dimensões da janela do jogo, possibilitando jogar em configurações com vários monitores sem problemas.
- Limitador de FPS mais preciso, reduzindo um pouco os picos de lag ao jogar com o limitador de FPS ativado.
- O jogo agora tem um desempenho um pouco melhor em FPS altos. Ele não congela mais durante fade-outs, embora ainda tenha problemas com a física dos carros, gravidade e sons. Portanto, ainda é recomendado jogar com o limitador de quadros ativado [e usando Framerate Vigilante].
- A dependência do DirectPlay foi removida – isso deve melhorar a compatibilidade com o Windows 8 e versões mais recentes.
- O jogo não travará mais na inicialização se a Prevenção de Execução de Dados (DEP) estiver habilitada para todos os aplicativos.
- O erro “Não é possível encontrar memória de vídeo suficiente disponível” exibido em alguns computadores foi resolvido.
- O caminho para o diretório de User Files agora é obtido usando uma chamada de API dedicada, em vez de uma entrada de registro antiga, aumentando a compatibilidade futura dos jogos.
- Corrigido um problema que fazia os jogos travarem caso III/VC/SA estivessem sendo executados ao mesmo tempo.
Outras correções
Todas as correções restantes e não críticas.
- A sensibilidade do eixo vertical do mouse agora corresponde à sensibilidade do eixo horizontal.
- O eixo vertical do mouse não trava mais durante os fade-ins de câmera.
- Reflexos de estradas molhadas renderizam corretamente novamente (assim como com o Road Reflections Fix).
- Reintroduzido o brilho de luz em pickups de armas, saúde, armadura, suborno, pacotes secretos e dinheiro – que só apareciam no PS2 devido a um bug em todas as versões para PC.
- Códigos de crimes corrigidos para o áudio da polícia – a polícia agora se refere corretamente aos crimes do jogador.
- Corrigido um bug que fazia com que armas corpo a corpo geradas por cheat fossem substituídas por outras armas ao caminhar em direção a um pickup.
- Alt + F4 agora funciona corretamente.
- Alguns painéis de carros agora se soltam após a explosão do carro (como deveriam, mas o código os fixava imediatamente após o dano).
- Constantes de conversão de métrica para imperial foram substituídas por versões mais precisas.
- O caminho dos carros que perseguem o jogador foi melhorado.
- Bombas em carros armazenados em garagens agora salvam corretamente.
- Contadores de geradores de carros agora funcionam corretamente para geradores com um número fixo de gerações.
- Extras em motos agora se comportam corretamente, acompanhando a inclinação da moto e não flutuando no ar.
- A latência de entrada do teclado foi reduzida em um frame.
- Corrigido o render de linhas de coronas em placas de vídeo que não são NVIDIA.
- Corrigido o som da sirene do FBI Washington.
- Corrigido um glitch que permitia o aparecimento de táxis sem luzes no trânsito.
- Permitida a escolha de peças extra6 quando um extra aleatório é escolhido.
- Feito o Drive-By usar os sons corretos com base na metralhadora utilizada.
- Alguns adereços no Malibu Club, Ocean View Hotel e Pole Position Club foram restaurados; mais ambiente é mostrado do lado de fora quando o jogador está no interior também (como no PS2).
- Todas as sombras de texto, sombras da barra de contagem na tela e contorno da tela de carregamento agora se ajustam corretamente à resolução.
- Os contornos dos blips de Destino agora se ajustam corretamente à resolução.
- A posição horizontal do radar, a textura do disco e a sombra agora se ajustam corretamente à resolução. O disco do radar também foi ligeiramente encolhido para corrigir lacunas e fazer os ícones se ajustarem melhor à borda.
- Créditos agora se ajustam corretamente à resolução.
- Títulos de missões e textos de ‘Missão Concluída’ agora permanecem na tela pelo mesmo tempo, independentemente da resolução da tela.
- A flag FILE_FLAG_NO_BUFFERING foi removida das funções de leitura de IMG – acelerando o streaming.
- Repaints gratuitos não se mantêm em um Novo Jogo agora.
- Os temporizadores de despacho de ambulâncias e caminhões de bombeiros agora são redefinidos em Novo Jogo.
- O efeito de riacho de chuva nas estradas, que exibe por um curto período após a chuva parar, agora é reiniciado ao carregar um salvamento. Isso evita que o efeito apareça quando o clima no salvamento carregado está ensolarado.
- Ajustada a probabilidade de veículos no trânsito acenderem suas luzes para corresponder à versão PS2, incluindo uma pequena chance de que nunca as acendam.
- Corrigido um problema em que os veículos explodiam duas vezes se o motorista deixasse o carro antes da explosão.
- A aleatoriedade dos scripts agora é de 16 bits em vez de 15 bits.
- Linhas lidas em CPlane::LoadPath e CTrain::ReadAndInterpretTrackFile agora são terminadas por nulo, corrigindo problemas com caminhos de aviões/iate em condições específicas em um jogo modificado.
- O reflexo de ambiente agora é aplicado a extras de veículos.
- A sensibilidade do mouse não é mais redefinida ao iniciar um Novo Jogo.
- O texto do pickup de dinheiro de ativos foi alterado para uma cor vermelha genérica, resolvendo um bug em que ele mudava de cor a cada quadro.
- Corrigido um problema em que o pickup de minigun tinha um brilho rosa brilhante em vez de roxo, e um ponto brilhante branco adicional no cano.
- Corrigido um problema em que os flashes de boca de armas estavam voltados para a direção errada (contribuído por Wesser).
- Corrigido um problema em que olhar para um balconista usando os controles Clássicos contava como mirar nele (contribuído por Wesser).
- Corrigido o modelo LOD do canteiro de obras exibido abaixo do modelo do prédio danificado após “Demolition Man”.
- Corrigido o splash de saída “Greetings from Vice City” exibido por mais tempo que o pretendido – agora exibe por 2,5 segundos.
- Corrigido um problema em que Tommy não mostrava o punho para o tráfego vindo ao usar soco-inglês, mas fazia isso ao segurar uma motosserra.
- Corrigido um problema em que Tommy não mostrava o punho para o tráfego parado quando segurava qualquer arma introduzida em Vice City.
- Golpear veículos e objetos com uma chave de fenda agora produz um som de impacto.
- Pedestres e Tommy agora falam muito mais, como na versão PS2 (integrado Ped Speech Patch de Sergeanur).
- Gás lacrimogêneo agora pode causar dano a Tommy e outros personagens de missão, como na versão PS2.
- Corrigidas as posições das coronas de sirene em Polícia, Caminhão de Bombeiros, Ambulância, Enforcer, Vice Cheetah e FBI Washington.
- Adicionada corona de sirene ao FBI Washington.
- Corrigida a posição da corona de luz do táxi.
- Corrigido o holofote e a luz traseira vermelha do helicóptero da polícia.
- Corrigidos vários glitches de modelos ao desativar a exclusão de faces traseiras em partes de veículos destacadas, modelos de pedestres e um subconjunto de modelos de mapa especificados no arquivo INI.
Melhorias
Quaisquer alterações que não consertem estritamente os bugs do jogo.
- Se o arquivo de configurações estiver ausente, o jogo agora usará a resolução da sua área de trabalho em vez de 640x480x16.
- Todas as censuras das versões alemã e francesa do jogo foram removidas.
- O jogo agora seleciona unidades métricas/imperiais com base nas configurações de localidade do sistema.
- Títulos de missões deslizantes e textos de trabalhos secundários da beta do GTA III agora podem ser reativados (desativados por padrão).
- Um recurso ‘Minimal HUD’ não utilizado agora pode ser reativado (desativado por padrão).
Este é com certeza o mod que não pode faltar no seu GTA Vice City.
Já incluso no Essentials Pack
Já inclui DDraw Component (ddraw.dll)
Autor: Silent